Saúde
UBS é inaugurada pela prefeitura na Vila Nova
Região colonial no 7º Distrito passa a contar com nova unidade de saúde após quatro anos de atendimento improvisado
Carlos Queiroz -
Ato na tarde de sábado (15) marcou a entrega da nova estrutura da unidade (Foto: Carlos Queiroz - DP)
Estrutura precária, poucas divisórias, falta de privacidade durante as consultas médicas. Tudo isso deve ficar para trás a partir de segunda (17) na Vila Nova, 7º Distrito de Pelotas. Neste sábado (15) uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) foi inaugurada e passará a atender às cerca de duas mil pessoas que vivem na região.
Anunciada em 2015, a nova estrutura demorou bem mais do que o esperado até ser entregue. O objetivo era concluir e iniciar os atendimentos em 2016, mas problemas com as construtoras contratadas atrasaram o andamento da obra. Porém, o prédio novo finalmente à disposição entusiasmou a professora Luci Bilhalva, 65. Moradora da comunidade e integrante do conselho gestor da UBS, lembra que chegou a duvidar que o posto de fato ficaria pronto, mas agora comemora a qualificação nos serviços.
“Tínhamos até então uma estrutura provisória, precária. O que o médico falava para um paciente na consulta todo mundo ouvia. Era muito na base do improviso”, recorda. Com a nova UBS os moradores da região ganharão novos serviços: consultório odontológico, coleta de exames laboratoriais e tele-eletrocardiograma. Neste último, uma equipe especializada de Porto Alegre receberá a análise dos pacientes e encaminhará o diagnóstico e tratamento. “Para ter acesso a isso tínhamos que ir até a cidade. Uma hora e meia de ida e de volta no ônibus. Perdíamos um dia inteiro”, indica Luci.
Primeira na zona rural
A UBS Vila Nova é a sexta unidade integrante da Rede Bem Cuidar, que oferece atividades paralelas ao atendimento médico e preventivo tradicionais. A primeira do tipo na Colônia. No local estarão disponíveis práticas integrativas como grupos de exercícios físicos e terapia com reiki.
“Faltava uma unidade como essa na zona rural e a comunidade da Vila Nova é uma privilegiada. É mais do que uma UBS, pois amplia as características de prevenção. Será um lugar de compartilhamento”, disse a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Também foram entregues tablets aos profissionais do local para controle e otimização das atividades.
Conforme a secretária de Saúde, Ana Costa, a unidade contará com uma equipe formada por médico, enfermeira, dentista e seis agentes comunitários que farão o acompanhamento das famílias.
A UBS Vila Nova terá 316 metros quadrados e foi construída com investimento de R$ 886 mil. O atendimento é de segunda a sexta entre 8h e 16h30min.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário